Qual a grande vantagem que o comércio online tem em relação ao físico?

Se você respondeu conveniência, acertou!

O mercado online se tornou tão atrativo para os consumidores devido à facilidade de pesquisar e comprar produtos no conforto de casa e na hora que quiser.

Contudo, boa parte desses consumidores ainda se sentem frustrados por diversos empecilhos das lojas online, como a falta de informações de produtos ou da demora na entrega dos produtos.

A bola da vez do varejo que busca acabar com esses problemas e trazer uma melhor experiência de compra para o consumidor é o OmniChannel.

Se você já ouviu falar ou ainda não entendeu o termo, é hora de saber tudo sobre o assunto e como aplicá-lo no seu negócio. Siga lendo!

O que é Omnichannel?

O significado do termo indica “todos os canais”, o que no mundo dos negócios devemos interpretar como o conjunto de todos os canais de venda em que a empresa se relaciona com seu consumidor, sejam eles físicos ou virtuais.

Se o seu negócio é um ecommerce, talvez você já aplique ou conheça o termo multichannel, que se trata de proporcionar diferentes canais de vendas para o consumidor. O omnichannel é como uma evolução dessa estratégia de múltiplos canais de venda, pois esta apenas oferece diferentes opções de compra para o consumidor, enquanto o omnichannel oferece essa mesmo opção de forma integrada, facilitando a experiência de compra e gerando diversas outras vantagens que nós vamos explicar a seguir.

Vantagens do Omnichannel

Ainda existem poucas empresas adaptadas ao omnichannel, o que o torna uma enorme vantagem competitiva para aqueles que implementarem essa tendência que, segundo pesquisas, já é um desejo de mais de 77% dos consumidores.

Além de sair na frente da concorrência, o omnichannel acaba proporcionando diversas vantagens que englobam todo o negócio:

  • Melhor experiência de compra para o consumidor;
  • Maior coleta de dados estratégicos do negócio;
  • Melhor controle da empresa;
  • Redução de custos;
  • Maior fidelização de clientes.

Como aplicar no seu negócio?

Apesar de oferecer inúmeros benefícios para sua empresa, uma estratégia omnichannel necessita de muito trabalho em sua implementação.

Para facilitar e manter o processo organizado, você pode começar estruturando individualmente cada elemento essencial dessa integração.

Tecnologia

Em uma loja virtual com sistema omnichannel a informação é tudo. Por isso a tecnologia tem um papel tão importante durante essa integração.

Quem já possui uma plataforma de e-commerce de qualidade já conta com as facilidades das integrações dos dados online. Contudo, para conectar o meio online e offline é preciso buscar soluções que agreguem ambas informações desses canais em um único local.

Logística

O processo logístico pode ser um grande problema na implementação do sistema omnichannel e afetar diretamente a experiência do consumidor. Portanto é fundamental que a empresa garanta o máximo de esforço na nova estruturação logística. No início poderá ser trabalhoso, mas após ser feito esse alinhamento dos canais você terá um processo muito mais produtivo e com custos reduzidos.

Confira o texto: Como integrar loja física e e-commerce?

Marketing

Trabalhar com a comunicação integrada dos canais pode trazer diversos benefícios para sua estratégia de marketing.

Contando com o alinhamento das informações de seus produtos em todos os canais da empresa você pode realizar um planejamento mais amplo do seu negócio, criando assim ações muito mais efetivas para suas vendas.

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Ficamos muito felizes com o seu interesse pelo omnichannel: com certeza você terá muito a ganhar aplicando essa nova tendência no seu negócio.

Se ficou com alguma dúvida ou queira saber mais, deixe seu comentário abaixo ou se preferir, entre em contato conosco pelo e-mail ou pelas redes sociais.

Boa vendas!