Você recebeu um vídeo no WhatsApp há um ano e ficou tentado a experimentar o torresmo de rolo do boteco do Zé do Brejo, em São Caetano do Sul/SP?

Embora o dono do bar garanta que o vídeo tenha sido gravado de forma despretensiosa, o fato é que, semanas depois, Valter Baldo (o dono do bar), precisou contratar mais funcionários e adotar um sistema de senhas para conseguir atender a centenas de clientes que incluíram o bar no seu ponto de parada.

Você focou sua atenção na ferramenta de divulgação do torresmo de rolo? Um vídeo de WhatsApp. E esse é só um exemplo de como o aplicativo pode ser eficiente para o marketing do seu negócio.

É claro que conquistar resultados, sem ter objetivos claros, planejar a execução e avaliar os resultados constantemente é uma questão de sorte. 

A boa notícia é que, para não contar apenas com os elementos ainda não desvendados da viralização, dá para aplicar estratégias eficientes e  obter ótimos resultados para o marketing digital via WhatsApp.

Está em dúvida sobre incluir ou não a ferramenta na sua estratégia de marketing digital? Vem com a gente, temos 7 argumentos sólidos para apresentar a você.

1 – 2 bilhões de usuários

É um dos 10 mandamentos do marketing digital: todo fenômeno virtual é também uma grande oportunidade de divulgar e fazer negócios.

É claro que, como já enfatizamos aqui, você não precisa estar em todas as redes sociais e utilizar todos os canais de divulgação para seu produto ou serviço.

Por outro lado, somos capazes de apostar que, no caso específico do WhatsApp, a chance de ser uma frente para o seu negócio atuar é de 2 bilhões.

A marca histórica no número de usuários foi atingida em fevereiro deste ano e garantiu ao aplicativo o posto de plataforma de bate papo mais popular do mundo.

“O WhatsApp nasceu com o objetivo de oferecer um serviço simples, confiável e privado. Continuaremos com o mesmo compromisso inicial: ajudar a conectar o mundo com privacidade e proteger a comunicação pessoal de 2 bilhões de usuários em todo o mundo”, divulgou a empresa em seu comunicado oficial.

2 – O aplicativo preferido dos brasileiros

No Brasil, o WhatsApp foi o aplicativo mais usado em 2019, segundo relatório da empresa de monitoramento App Annie. 

Outro levantamento, da Croma Insights, mostrou que além de liderar as preferências (seguido de Facebook e Instagram), os brasileiros têm hábitos bem particulares na hora de utilizar o WhatsApp.

  • 47% dos usuários acessam o app de mensagens quando estão comendo sozinhos;
  • 45% das pessoas utilizam o WhatsApp enquanto estão assistindo televisão;
  • 60% dos entrevistados utilizam o aplicativo no trabalho (número que se mostrou três vezes maior do que o e-mail);
  • 65% dos respondentes verificam o WhatsApp antes de dormir e 50% olham as mensagens ao acordar.

3 – Smartphone para mandar mensagens

Quantas ligações você já fez hoje? E mensagens no WhatsApp, quantas já enviou? Você não está sozinho, a maioria das pessoas também utiliza mais o smartphone para mandar mensagens do que para fazer ligações. É o que confirma outro estudo, da Business2Community.

4 – Comunicação segura

A base da segurança para a troca de mensagens pelo WhatsApp é a chamada “criptografia de ponta a ponta”. Em termos práticos, a tecnologia garante que  a mensagem só poderá ser vista por quem enviou ou por quem recebeu.

Sendo assim, os servidores do aplicativo funcionam apenas como uma “estrada” pela qual os conteúdos transitam.

Segundo o próprio WhatsApp, isso se aplica a todo tipo de conteúdo enviado: mensagem escrita, áudio, fotos, vídeos… O princípio também vale para quando você acessa o aplicativo pelo computador, pelo WhatsApp Web.

5 – Economia e agilidade

Concorrente direto do Facebook MessengerViberSkype e Line, o app grátis permite, por exemplo, a troca de mensagens de texto, envio de imagens, áudio, vídeos e ligações gratuitas.

E por falar em ligações gratuitas, a nova versão do WhatsApp, liberada no dia 27 de abril, permite fazer chamadas em vídeo com até 8 pessoas na mesma tela. Até então era possível conectar apenas 4 pessoas em uma ligação.

Segundo divulgação do Facebook a funcionalidade foi adotada porque as chamadas em vídeo no Messenger e no WhatsApp (que também pertence a Mark Zuckerberg) dobraram nos países mais afetados pela Covid-19, a exemplo da Itália.

Pelo WhatsApp também dá para tirar fotos, gravar vídeos e criar grupos com até 256 pessoas. 

Para usufruir de todas estas funcionalidades, basta estar conectado à internet. É por isso que o aplicativo também tornou-se indispensável para usuários que desejam economizar tarifas de SMS e de ligações, principalmente quando as chamadas são feitas do exterior.

6 – WhatsApp Business

O WhatsApp também oferece uma funcionalidade Business, para que pequenas e médias empresas possam criar seus perfis de negócios, compartilhar sites, horário de funcionamento, informações de contato e automatizar mensagens de boas-vindas ou de ausência, gratuitamente. 

Nesta modalidade também é possível integrar chatbots de terceiros pagando uma taxa.

7 – Marketing digital via WhatsApp

As chances de seus clientes estarem no WhatsApp são altíssimas. De esta ser a sua ferramenta preferida e mais utilizada diariamente também. Por isso, inicialmente, investigue quais são os hábitos das suas personas (se ainda não entendeu o que são personas, confira nosso texto) ao utilizar o WhatsApp para montar a sua estratégia.

De posse desses dados, algumas orientações básicas para você obter sucesso na sua abordagem são:

  • Solicite permissão. Você não pode simplesmente procurar ou comprar contatos. Você deve pedir que as pessoas compartilhem o número e, a partir daí, respeite o direito de elas rejeitarem ou receberem suas mensagens;
  • Encaminhe mensagens inteligentes e adequadas aos interesses das personas;
  • Crie materiais que respondam dúvidas e por isso se tornarão relevantes;
  • Esteja sempre disponível para que os usuários possam entrar em contato de acordo com a conveniência deles;
  • Personalize as mensagens para atender aos interesses de cada cliente;
  • Aproveite a ferramenta para criar experiências que vão encantar os seus clientes.

Está convencido de que sua mensagem de marketing tem grande probabilidade de ser aberta e lida no WhatsApp? Para um sim em alto e bom tom queremos compartilhar um último dado. 

De acordo com o HootSuite, as taxas de envolvimento do WhatsApp são incríveis. O estudo revelou que 98% das mensagens do aplicativo são abertas e lidas e que 90% delas costumam ser respondidas dentro de três segundos após o recebimento. Incrível, não é mesmo? 

Mas fique atento: não baseie seu relacionamento com as personas em apenas uma ferramenta. Construa sua base própria de contatos, e lembre-se sempre de que uma boa lista de e-mails continua sendo um dos principais ativos de qualquer empresa quando se trata de estratégias digitais.

Gostou das nossas dicas? Não esqueça de deixar seu comentário e, se tiver dúvidas sobre como implantar uma estratégia de marketing digital para potencializar o sucesso do seu negócio, entre em contato com um de nossos consultores!