Aumento de 43,5%, o que resultará em um faturamento de US$ 28 bilhões em 2020. Estes são alguns números que apontam para o crescimento do e-commerce no Brasil em 2020. Os dados são resultado de um estudo do Euromonitor e PayPal, realizado no final do ano passado. 

 

Fazer parte da parcela de lojas que vai lucrar com os negócios realizados pela internet é o desejo em comum dos que buscam permanecer fortes no comércio online. Se você também deseja incluir o seu e-commerce nestas estatísticas, temos 8 dicas valiosas! Sabe o que é melhor? Todas elas são baratas ou gratuitas, não deixe de conferir!

 

1. Entenda a sua persona

Sim, você precisa saber com quem está falando. Diferente do conceito de público-alvo, a persona é muito mais do que uma estatística, é alguém com nome, idade, preferências e características. O entendimento e descrição desses e outros fatores comportamentais ajudará a sua empresa a identificar as necessidades do seu cliente ideal.

 

Caso você ainda não saiba quem são as personas do seu negócio (sim, você pode ter mais do que uma persona, inclusive, poderá ter uma persona para cada produto), recomendamos que utilize o Fantástico Gerador de Personas, ferramenta gratuita desenvolvida pela Resultados Digitais e Rock Content. 

 

Ter uma boa ferramenta para a captação de leads, saber quais são os melhores conteúdos para guiar a sua jornada de compra, bem como em qual etapa do funil de vendas o lead está também é crucial para conquistar resultados satisfatórios para o seu e-commerce. Para gerenciamento e automatização das ações de marketing digital recomendamos ferramentas como o RD Station e HubSpot.

 

2. Encontre formas de se diferenciar

Investir na produção de conteúdos de qualidade é uma estratégia poderosa de diferenciação. Com a oferta de conteúdo seu e-commerce se torna capaz de atrair o público de forma natural e espontânea. Significa fazer parte da rotina do consumidor de forma orgânica. 

 

E sabe o que é melhor? Quando você se transforma em referência são os clientes que te encontram. 

3. Valorize a experiência do cliente

Você não pode oferecer um café ao seu cliente, mas deve trabalhar a usabilidade em seu site. Pensar na usabilidade significa planejar um caminho de navegação fácil, que permita que o usuário (com o menor número de cliques possível) chegue onde deseja.  

 

Outro ponto que não pode ser ignorado é o fato de que as pessoas utilizam cada vez mais o celular, por isso as compras também estão cada vez mais na palma da mão. Desde 2019, o Google dá mais prioridades aos sites otimizados para os dispositivos móveis, principalmente smartphones. É a chamada lógica do Mobile-first, que significa que a plataforma possui um rastreador para dispositivos móveis, responsável por fazer o processo de leitura da página pelo olhar de um usuário de smartphone.

 

Um site responsivo, onde seja simples de navegar através de uma plataforma de e-commerce mobile é mais uma estratégia para fazer o seu e-commerce crescer. Páginas mais leves, que ofereçam uma experiência de navegação agradável ao consumidor, também são uma forte tendência para 2020.

4. Facilite o processo de compra

 

Você deseja que após ter comprado pela primeira vez no seu site o cliente volte muitas e muitas vezes, certo? Então defina estratégias para fazer do retorno uma experiência ágil. O processo de recompra não precisa ser completo, automatizar as aquisições é outra forma bastante eficiente de deixar os seus clientes satisfeitos por demonstrar o quanto você entende que o tempo deles é um recurso valioso.

5. Dê atenção às dúvidas dos clientes

Ninguém gosta de ser ignorado. Está no manual de boas práticas para e-commerce: responda as dúvidas e faça isso da maneira mais rápida possível. Recursos simples como uma página de FAQ (Frequently Asked Questions), que inclua perguntas e respostas mais comuns, até o uso de chatbots são algumas formas  de fazer isso. 

 

Como exemplo de chatbots podemos pensar na Lu. Em 2018, a assistente pessoal criada pela Magazine Luiza para auxiliar no atendimento e no processo de pós-venda foi eleita pelo público como o melhor bot na categoria de serviços. 

 

As respostas imediatas e a resolução das questões mais simples de maneira ágil, possibilitadas pelos chatbots, tornam o consumidor mais próximo da marca pela sensação de atenção e agilidade que imprimem.

6. Integre seus canais de comunicação

O primeiro contato com o seu produto poderá ocorrer por meio da vitrine da sua loja física. A partir daí o consumidor acessa o site utilizando o celular, mas só decide fazer a compra no outro dia, pelo computador. A jornada de compra é particular e distinta. 

 

Pensando nisso, é vital para seu e-commerce estar atento à integração dos diferentes canais de comunicação da sua marca. O uso simultâneo e integrado dos canais online e offline é a estratégia chamada de Omnichannel e tem por objetivo aprimorar a experiência do cliente, pela convergência entre o virtual e o físico. 

 

Como passar pelo online em algum momento da jornada é inevitável, o peso da estratégia digital aumenta cada vez mais, ao passo que as lojas físicas transformam-se cada vez mais em pontos de experiência para os clientes.

7. Melhore a sua logística de entrega

Possibilidade de comprar pela internet e retirar na loja física. Comprar pela internet e receber no dia seguinte, seguindo a tendência Next Day Delivery, implementada pela Amazon no Brasil em 2019. Para garantir mais eficiência na entrega, um novo nicho de mercado está em expansão: trata-se das startups de logística para e-commerce. São empresas focadas em entregar soluções de armazenagem, empacotamento e transporte, atendendo ao anseio dos consumidores que desejam receber suas compras cada vez mais rápido.

8. Use vídeos para divulgar os seus produtos 

Ao invés de mandar um manual de instruções escrito para o cliente você já pensou em fazer isso em forma de vídeo? Vídeos também são uma forma eficiente de mostrar a qualidade do seu produto, pois além da sensação de fidelidade que geram este também é um dos formatos preferidos para o consumo. De acordo com uma pesquisa da Wyzowl, realizada em 2018, em média, as pessoas gastam 1 hora e meia do dia visualizando conteúdos nesse formato. 

 

Por fim, uma dica de ouro: encare o aumento da concorrência como oportunidade de fazer o seu e-commerce crescer. Quais das estratégias que trouxemos neste post que você já está utilizando para se destacar?