Você já parou para abrir sua caixa de entrada e ver quantas mensagens de e-mail marketing recebeu nos últimos dias? Provavelmente, algumas ou muitas, dependendo da quantidade de lojas virtuais em que já se cadastrou. Agora, imagine quantas outras milhões — talvez, até bilhões — de pessoas que recebem e-mails assim como você diariamente!

Aos poucos, você deve imaginar por que o e-mail marketing é uma ferramenta tão usada por um e-commerce. Fora os custos menores, maior alcance e rápida entrega, vale destacar as múltiplas estratégias que uma campanha desse tipo pode assumir.

Neste artigo, destacaremos 3 tipos: Interesse, Engajamento e Reengajamento. Entenderemos cada um desses pontos e mostraremos como colocá-las em prática. Acompanhe!

Interesse

Essa estratégia é voltada para atrair os contatos (leads ou não) que se cadastraram em sua lista, mas ainda não compraram nada. Eles podem vir de inscrições em promoções, assinatura de newsletter ou download de algum material rico (e-books, infográficos etc.) em landing pages. O objetivo nessa etapa é fazer esses interessados se tornarem clientes.

Até se transformarem em compradores, os leads precisam assimilar os valores propostos pelo e-commerce, se educar mais sobre o mercado e conhecer os benefícios dos produtos. A cada nova mensagem o objetivo é aumentar o envolvimento com a loja e o interesse de compra.

Uma boa prática para aplicar essa estratégia é oferecer vantagens no valor da compra, como promoções ou cupons de desconto. Essas opções são ótimas formas de chamar a atenção de quem está precisando apenas de um empurrãozinho para fechar um negócio.

Engajamento

As estratégias de engajamento são focadas nos clientes mais ativos ou que acabaram de concluir uma compra. A finalidade é manter esse público consumindo regularmente e em curto prazo. Aliás, reter um cliente é bem mais barato que trazer um novo.

A vantagem dessa etapa é que você já passa a contar com informações importantes sobre o cliente, como data de nascimento, localização, produtos adquiridos e pesquisados, histórico de compras etc. Além disso, são várias campanhas que podem ser usadas em uma estratégia de engajamento de clientes, como:

  • Cross-sell e Upsell: Táticas utilizadas para adicionar produtos relacionados para complementar uma compra ou aumentar o valor planejado de uma aquisição. Elas podem ser aplicadas no e-mail de confirmação de compra, nas mensagens de monitoramento de entrega ou até na confirmação de entrega;
  • Promoções e Cupons de descontos: A mecânica é a mesma na fase de interesse, com a intenção de estimular novas compras após um curto período;
  • Benefícios exclusivos: Programa de pontos, bônus, descontos em frete e mais ofertas planejadas somente para quem é cliente do e-commerce;
  • Benefícios individuais: Promoções mais personalizadas, como em datas de aniversário;
  • Remarketing: Campanha voltada para clientes que abandonaram carrinhos. Podem ser usados lembretes, descontos etc.;
  • Nutrição: Após uma compra, o cliente ainda precisa receber mais conteúdos de modo que ele continue a enxergar a marca como sua parceira. Foco em relacionamento!

Reengajamento

Por último, as estratégias de reengajamento são para os clientes que deixaram de abrir ou clicar nos e-mails e, consequentemente, não compram mais naquele e-commerce. Nessa fase, considere os consumidores que estão há mais de 2 ou 3 meses sem ter nenhum tipo de interação com suas mensagens.

Para reativá-los, você pode tentar os seguintes tipos de campanha:

  • Lembretes: Mandar uma mensagem simples relembrando a existência do e-commerce. Pode ser enviando um material rico para download ou ofertas relacionadas à última compra;
  • Descontos agressivos: Esqueça os convencionais 10% ou 20%. Ofereça produtos com reduções de 50% até 70% com tempo limitadíssimo para despertar o interesse do contato;
  • Pesquisas: Você pode atribuir benefícios como incentivos para as pessoas responderem questionários breves sobre os motivos pelos quais eles deixaram de consumir no e-commerce.

Perceba que as três estratégias cobrem todas as fases de um consumidor em sua jornada de compras, inclusive no pós-compra. É isso que faz o e-mail marketing ser um meio eficiente para atrair e reter clientes, diminuindo os custos sequenciais de aquisição de clientes e aumentando as receitas de um e-commerce.

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