Depois de tanta dedicação para criar uma loja virtual, chega um momento que normalmente gera muita expectativa e ansiedade: a hora de vender. Mas, calma! Basta ficar atento a alguns pontos e mais um pouco de dedicação para que ocorra tudo bem e você comece a vender.

Estamos aqui para ajudá-lo, com 4 dicas para começar sua loja virtual com tudo. Confira a seguir e conquiste sua primeira venda!

1. Crie conteúdo relevante e que gere engajamento

Estamos vivendo um momento no marketing digital em que o conteúdo é tudo. Então, se você quiser vender, terá que dar atenção especial à produção de conteúdo relevante para os seus potenciais clientes. Mas como fazer isso?

Divulgue seus produtos nas redes sociais

Você pode contar aos amigos e parentes no seu perfil pessoal, mas o mais indicado é a criação de uma página exclusiva para interagir com seu público, compartilhando dicas de valor, respondendo perguntas, etc.

Tenha um blog

O blog é o principal aliado do marketing de conteúdo e é onde você poderá centralizar toda sua estratégia de conteúdo, sendo capaz de criar uma comunidade ao redor da sua marca.

Colete e-mails de pessoas interessadas e crie listas de contatos

Alimente essa base de contatos com novidades, dicas, divulgação de cursos, e-books e outros materiais que possam ajudá-los — além, é claro, de ofertas da sua loja.

2. Forneça segurança para os clientes

Invista em certificados de segurança, para que o potencial cliente fique ciente de que seus dados estão protegidos. Não possuir esses certificados pode fazer com que você perca muitas vendas. Portanto, é essencial investir em segurança para passar confiança ao cliente. Conheça alguns dos certificados:

  • SSL Simples: Criptografa a mensagem que foi submetida ao site, protegendo os dados do cliente.
  • SSL EV: Valida informações da empresa (como CNPJ e endereço), além de fazer a criptografia. Esse certificado é o que faz com que a barra de navegação da loja fique verde, deixando claro para os clientes que aquele site é seguro.
  • SSL Wildcard: O certificado SSL é indicado para lojas virtuais que possuem vários subdomínios. O Wildcard possibilita a inclusão de vários subdomínios sem custo adicional.

Além dos certificados, também é importante avaliar se o preço dos seus produtos é competitivo. Um valor alto demais pode não converter e um abaixo do mercado, por sua vez, pode gerar desconfiança.

3. Cuide do SEO e da usabilidade da sua loja

A loja precisa estar preparada para realizar as vendas e é aqui que o SEO e a usabilidade têm importância fundamental. Fique atento às seguintes dicas que vão fazer toda a diferença na hora do consumidor clicar em “comprar”:

Desenvolva títulos estimulantes

Os títulos devem ser breves e, ao mesmo, tempo completos, no sentido de passar todas as informações necessárias do produto. Ao escrever um título, informe o nome do produto, a marca, a cor e outros detalhes adicionais.

Faça uma descrição precisa do produto

Crie uma descrição original e que destaque os benefícios dos itens, dizendo como o cliente poderá usá-lo para melhorar o sua vida. Não se esqueça que a descrição técnica também é muito importante para que o cliente não precise perder tempo fazendo perguntas sobre o produto.

Escolha as palavras-chave certas

Além de realizar uma pesquisa, você também poderá imaginar como um consumidor interessado naquele produto digitaria no buscador.

Utilize imagens e vídeos

Sempre que possível, forneça imagens e vídeos de qualidade, que mostrem seu produto em detalhes.

Crie categorias úteis

Organize bem as categorias, para que o potencial cliente possa navegar facilmente pela sua loja e encontrar aquilo que procura com mais facilidade.

4. Busque parceiros para que possam crescer juntos

Buscar parceiros é outra boa estratégia para quem está iniciando uma loja virtual. Caso você trabalhe com produtos de terceiros, poderá pedir ao fornecedor que indique sua loja para os consumidores daquela marca.

Sites de comparação de preços também dão um empurrão nessa hora. Aproveite o fato de eles serem muito populares e cadastre-se nos principais.

Realizar a primeira venda não será difícil se você usar as estratégias certas. Se quiser ter acesso a outros conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!