Antigamente, as pessoas ficavam de olho nos anúncios em jornais e em revistas, pois alguns deles ofereciam cupons de descontos para fazer a divulgação de produtos. Para usá-los, era preciso recortá-los e mostrá-los na hora do pagamento em alguma loja física. Era uma boa estratégia para incentivar o cliente a comprar na sua loja e não na do concorrente.

O legal é que a tecnologia adaptou a ideia e agora os cupons podem ser virtuais! Esses cupons são códigos alfanuméricos ou links com programação que dão descontos imediatos ao acessar o produto de uma loja virtual.

Porém, é necessário ter alguns cuidados na hora de criar esse tipo de promoção. Ela deve ser criativa, limitada e focada em algum objetivo que pode ser desconto em algum produto ou alguma experiência diferenciada que esteja alinhada a um público específico.

Além disso, é preciso que a empresa tenha outros produtos que possam compensar a queda de receita com o desconto oferecido. O cupom pode ser uma estratégia eficaz para a divulgação de produtos.

Veja 4 formas com as quais você pode utilizar os cupons de desconto para aumentar as vendas:

Na recuperação de carrinhos abandonados

As pessoas têm mania de colocar produtos no carrinho da loja virtual e não finalizarem a compra. Pesquisas mostram que, em média, mais da metade dos carrinhos são abandonados.

Essa é uma ótima oportunidade para utilizar os cupons de desconto e tentar fazer o cliente finalizar a compra. Algum tempo depois que o cliente deixar o site, programe um e-mail com o desconto e aproveite para enfatizar a urgência da compra estipulando um prazo de expiração do desconto. Conheça mais sobre remarketing aqui em nosso Blog.

O cliente se sentirá pressionado a finalizar a compra para não perder o desconto, aumentando assim a possibilidade de concretização da venda.

No aumento do valor médio de venda

Se o valor médio de venda em relação a cada cliente é, por exemplo, R$ 200, ofereça um desconto para quem realizar compras acima de R$ 270. Dessa forma, o cliente fica incentivado a levar alguns produtos a mais para chegar no valor que ativa o desconto. Ele vai ter a sensação que está economizando, mas, na realidade, estará gastando um valor maior que gastaria normalmente.

Na fidelização de clientes

É muito mais fácil manter os clientes que você já tem que conseguir novos que ainda não conhecem os produtos ou não confiam nos serviços prestados pelo seu e-commerce.

Então, ofereça cupons de descontos para os clientes que já finalizaram compras em sua loja virtual. Aproveite para mostrar que o desconto é um prêmio — ele se sentirá recompensado por entender que a empresa quer sempre contar com ele.

Na atração de novos clientes

A busca por preços melhores sempre é um grande atrativo para novos clientes. Invista na divulgação de produtos que você tem a possibilidade de contar com um preço muito competitivo.

Os cupons com ótimos descontos podem se tornar virais. As pessoas podem compartilhar com os amigos e mencionar em redes sociais ampliando ainda mais sua rede de clientes.

Gostou das formas de fazer a divulgação de produtos por meio de cupom de descontos? Deixe seu comentário e compartilhe outras formas de descontos que você utiliza em seu e-commerce.