O e-commerce, além de ser um setor que cresce todos os anos, sempre está evoluindo e se adaptando às novas exigências do consumidor. As novidades de mercado são várias em 2016, principalmente quando falamos do mobile.

Para você entender a força da internet móvel do Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, entre 2013 e 2014, cerca de 80,4% dos domicílios brasileiros acessaram a internet pelo smartphone ou outros dispositivos móveis. Pela primeira vez na história, o acesso mobile ultrapassou o uso de PCs. O cliente está conectado 24h por dia, e essa nova realidade faz com que as empresas precisem investir cada vez mais em tecnologia e design.

Ao mesmo tempo, o consumidor quer cada vez mais se identificar com a marca, não apenas adquirindo um produto e, sim, criando um relacionamento. O desafio das empresas é oferecer, além de produtos e serviços, informações relevantes que possam criar uma fidelização.

Nesse artigo, vamos apresentar as principais novidades do mercado para 2016.

Layout responsivo

Sites com dinâmica responsiva são aqueles que se adaptam a qualquer tamanho de tela (como a plataforma AGEC e-commerce), seja um dispositivo móvel ou um notebook.

Diante do crescimento do mobile, tornou-se uma obrigação oferecer essa opção ao consumidor. O layout deve ser simples e, ao mesmo tempo, funcional, oferecendo rapidez a um cliente que está na rua e deseja consultar rapidamente o valor de um produto, por exemplo.

Design plano

Cada vez mais, os e-commerces estão investindo em um design clean. O objetivo é que o consumidor não perca muito tempo para achar o que quer no site. Existe uma tendência que está fazendo sucesso chamada flat design (traduzindo, design plano).

Ele consiste em usar cores simples, formas geométricas e minimalistas. O menu fica suspenso em linha, sem prejudicar a navegação de quem acessa por smartphone ou por tablet. No design, cada vez mais podemos usar aquele ditado: menos é mais.

Inbound Marketing e interatividade

O Inbound Marketing veio chegando ao mercado nos últimos anos e, em 2016, a tendência é que a maioria das lojas virtuais invistam nessa estratégia.

Oferecer informações que auxiliem o consumidor a solucionar suas dúvidas do dia a dia é uma ótima forma de aumentar a conversão. Para isso, criar um blog é uma maneira muito eficaz de disponibilizar conteúdo e interagir com o consumidor. Abuse da criatividade!

Vídeos nas redes sociais

Você já percebeu como a timeline do seu Facebook anda cheia de vídeos? Cada vez mais, empresas de vários segmentos estão apostando nessa forma de comunicação com o consumidor.

Invista em vídeos informativos, que mostrem os produtos, suas vantagens e dê dicas sobre assuntos relacionados ao seu negócio. Não esqueça que eles devem ser curtos, objetivos e, sempre que possível, bem-humorados.

Vivemos em uma época em que os comportamentos e tendências mudam muito rápido, e ficar de olho nas novidades de mercado é uma oportunidade de manter seu e-commerce sempre atualizado — e com a conversão lá em cima.

Acesse aqui em nosso Blog mais dicas e tendências do e-commerce para 2016. Não deixe de conhecer a plataforma AGEC: aproveite para expandir o seu mercado!