Apesar do comportamento pessimista de muitos empreendedores, há aqueles que reconhecem as oportunidades da crise e conseguem se sobressair mesmo em condições não tão favoráveis. Quando isso acontece, os esforços em marketing, infelizmente, são guiados de maneira secundária por muitas empresas. Uma boa estratégia para reverter essa situação é manter os investimentos e aproveitar a neutralidade da concorrência. Além disso, o e-commerce por si só já é uma modalidade muito mais econômica para o consumidor quando comparada ao varejo tradicional.

A economia de tempo, a praticidade da compra e a diminuição dos gastos com locomoção, gasolina e estacionamento permitem que a categoria se destaque e continue crescendo. Diante disso, confira, abaixo, 5 dicas que contribuirão para o aumento de suas vendas.

Desenvolva o senso de urgência

De nada adianta criar promoções ou descontos que passem a ideia de perduração infinita. Boas campanhas possuem prazo de validade previamente comunicado aos consumidores. “Somente até amanhã”, “Enquanto durarem os estoques” ou ainda “Apenas hoje à noite” são frases capazes de realçar a urgência da compra, demonstrando, inclusive, a exclusividade da oferta.

Trabalhe com call to actions eficientes

A grosso modo, call to action significa convidar o leitor ou usuário para alguma ação específica do tipo “Assine nossa newsletter” ou “Clique aqui e saiba mais”. É necessário direcionar o cliente com precisão a fim de atingir seus objetivos. Calls to action eficientes não devem oferecer inúmeras possibilidades nem contar com outras propagandas. O convite deve ser curto, objetivo e as páginas de destino devem estar de acordo com sua promessa. Também vale lembrar a importância de utilizar fontes legíveis e cores harmoniosas.

Pós-vendas – Foque em pesquisas de satisfação

Realize pós-vendas por meio de pesquisas breves com seus clientes solicitando a eles atribuições de notas de 0 a 10 com o objetivo de avaliar sua experiência de compra. A ação pode ser feita via e-mail, sms ou até mesmo pela loja virtual. Descobrir os pontos falhos é crucial para planejar melhorias, principalmente quando alguns erros estão passando despercebidos. Lembre-se que os usuários não dispõem de paciência para longos relatos. Assim, seja breve nos questionamentos e delimite o tempo para a realização da atividade.

User experience

A experiência do usuário carece de acompanhamento constante. A mudança da localização de um botão ou a presença de páginas mais sintetizadas são elementos capazes de dobrar ou até mesmo triplicar sua receita. Faça testes A/B, entenda o comportamento de seus clientes, mensure os resultados e perceba de uma vez por todas que esse quesito sempre pode ser aperfeiçoado.

Incentive resenha de usuários

Resenhas satisfatórias trazem novos clientes. Para tanto, procure oferecer descontos, mesmo que pequenos. Além de aumentar o tráfego de seu site e atrair novos clientes, você poderá fidelizar aqueles consumidores que estejam participando por meio da contribuição escrita.

O e-commerce é dominado por usuários autodidatas, dinâmicos e especialistas no assunto. Entender como eles pensam e agem em relação à sua loja virtual é obrigação e condição necessária para o aumento da taxa de conversão. Embora o processo seja trabalhoso, os resultados tendem a ser surpreendentes.

E agora? Qual seu próximo passo? Conte para a gente e vamos juntos caminhar rumo ao sucesso. Deixe seu comentário!