Ter um e-commerce é fundamental para as empresas atuais, independentemente de elas também terem uma loja física. Além disso, as vendas em lojas virtuais estão crescendo cada vez mais.

De acordo com as informações do relatório E-bit Webshoppers, o aumento nas vendas em 2015 foi de 15,3%, comparado ao mesmo período de 2014. Considerando números absolutos, chega-se a um montante de vendas de R$ 41,3 bilhões no ano.

No entanto, esses dados também demonstram que, para ter bons resultados no comércio eletrônico, é preciso se destacar perante a concorrência e uma das melhores maneiras de fazer isso é passando credibilidade no e-commerce.

Pensando nisso, reunimos cinco maneiras para realizar essa tarefa. Vamos a elas?

Novos hábitos do consumidor

Não é possível pensar em credibilidade no e-commerce sem abordar os novos hábitos do consumidor. Atualmente, as empresas devem conquistar os clientes, encantá-los e fidelizá-los.

Isso passa diretamente pela questão da credibilidade, porque, quanto mais o consumidor achar que é reconhecido, mais apreço ele terá pela marca. Mas, então, o que pode ser feito?

Comunicação com os consumidores

A primeira forma de demonstrar credibilidade no e-commerce é se comunicar com os consumidores por meio de diferentes canais, como as redes sociais. Este é um canal que precisa ser bem utilizado, porque é necessário que as marcas atuem de forma rápida para atender às solicitações dos consumidores.

Dessa forma, é possível criar engajamento com os clientes, conquistar novos consumidores e criar reputação. O objetivo, então, é mostrar aos clientes que suas opiniões têm valor e que, mesmo em caso de críticas negativas, a marca está atenta às demandas.

Em relação a outros canais de comunicação, a ideia é facilitar aos clientes a possibilidade de trocar mercadorias, verificar prazos de entrega, informar sobre as políticas de segurança dos dados etc. Ou seja: quanto mais canais de comunicação a empresa tiver, mais informações poderá fornecer aos consumidores e mais credibilidade terá.

Produtos e preços

É normal que os clientes busquem pelo melhor custo-benefício, ou seja, por um produto de qualidade e que tenha um preço acessível. Para chegar a esse resultado, a marca deve verificar a prática da concorrência e os custos que possui para produzir aquele produto com qualidade.

Plataforma e layout

A plataforma de e-commerce deve ser atrativa e acessível. Indicadores como a taxa de rejeição mostram que a loja virtual está com pouca usabilidade ou que o layout e o design podem ser modificados.

Nesse sentido, a contratação de um profissional especialista pode resolver essas questões. Além disso, é importante se colocar no lugar do consumidor e verificar se é fácil descobrir como mexer no site.

Segurança

Manter uma plataforma de e-commerce gera custos. Mas é necessário fazer investimentos nesse sentido a fim de manter a segurança dos dados dos clientes. No mercado, existem diferentes plataformas disponíveis. Elas têm valores diversos, podendo ser gratuitas ou até mesmo bem caras.

Por isso, é importante analisar as opções, verificar as necessidades do e-commerce e, então, escolher a mais adequada. Além disso, o usuário deve ser totalmente informado a respeito das políticas de segurança, sendo informado de que pode adquirir o produto sem medo de ter seus dados confidenciais divulgados.

Para fazer isso, a dica é colocar um link com o acesso às informações perto do botão “Comprar”, em telas antecedentes a de compras por cartão de crédito, no FAQ da empresa ou em uma página que apresenta informações gerais.

Selos de confiabilidade

Na internet, existe uma série de selos que mostram aos consumidores que a empresa é confiável. Um dos principais é o E-bit, que apresenta as marcas de referência, com diferentes selos de confiabilidade.

Também é importante que a empresa atue no Reclame Aqui, plataforma na qual os consumidores expõem suas críticas. A marca pode responder os comentários negativos pela plataforma e, então, solucionar o problema dos clientes, melhorando sua reputação perante os consumidores.

De maneira geral, ter credibilidade no e-commerce passa por elementos como transparência, honestidade e foco no cliente. Dessa forma, a marca pode ter uma melhor reputação e ganhar a confiança do consumidor.

Quer compartilhar sua experiência a respeito de credibilidade no e-commerce? Então, deixe seu comentário!