Incluir em sua loja virtual boas imagens dos produtos é fundamental, mas não é a única forma de atrair a atenção do consumidor. Em meio a tantas fotos que ele pode localizar em uma pesquisa rápida no Google, o que realmente fará a diferença é a descrição do produto.

Imagine a seguinte situação: o cliente quer muito comprar um celular novo, mas não entende muito da parte técnica. Ele gostaria de um aparelho com uma boa câmera e bastante espaço para baixar vários aplicativos. Se na sua descrição só constam termos técnicos, o consumidor não se sentirá atraído pelo produto e, provavelmente, vai procurar mais informações na concorrência.

Na loja física, chamar o vendedor é uma forma simples de tirar as dúvidas, mas no e-commerce ainda não temos essa opção. Por isso, para que a experiência de compra seja completa, é preciso oferecer o máximo de informações.

Nesse artigo, você vai conferir algumas dicas para criar uma descrição de produtos infalível e aumentar suas conversões.

Confira aqui em nosso Blog 5 dicas de e-commerce que você precisa colocar em prática agora.

Entenda o perfil do seu cliente

Seu público-alvo é formado por jovens e adolescentes? Talvez, uma descrição muito técnica e com linguagem formal não seja a adequada. São adultos com mais de 40 anos? Será que vão entender aquela gíria de internet?

É importante identificar qual tipo de linguagem deve ser utilizada no texto para que a comunicação seja eficaz e adequada ao seu consumidor ideal.

Evite conteúdo repetitivo

Várias lojas vendem o mesmo produto, mas não é por isso que a sua descrição precisa ser igual. Conteúdo repetido, além de deixar sua descrição sem criatividade, prejudica as buscas no Google, afinal, o buscador diminui a relevância de textos duplicados.

Capriche nas palavras-chaves

Para garantir bons resultados na busca, inclua palavras-chaves na descrição — o ideal é que ela apareça entre 3 ou 4 vezes ao longo do texto. Utilize também sinônimos e, se possível, destaque os termos em negrito. Além de facilitar a leitura do consumidor, também impulsiona o texto nas buscas.

Para que o conteúdo fique ainda mais relevante, coloque também a marca do produto e a sua especificidade. Por exemplo, em vez de “tênis”, escreva “tênis para corrida Adidas”.

Não esqueça dos detalhes

Tamanho, peso, material, tecido, textura, entre outros são itens que não podem faltar na sua descrição dos produtos. Coloque-se no lugar do consumidor e imagine tudo o que ele pode analisar antes de fazer a compra.

Confira uma matéria de como organizar a equipe interna para atender em um e-commerce e organize-se.

Use a criatividade

Essa, talvez, seja a dica mais importante. Usar a criatividade é passar todas essas informações sem deixar a descrição chata e nem muito longa. Não escreva parágrafos muito longos — o ideal é dividir as informações em bullets.

Durante a descrição, mostre qual vantagem o consumidor terá em ter aquele produto. Invista em frases como: “aumente sua performance na corrida”, ou “um material resistente e duradouro”. É muito importante também mostrar autoridade sobre o assunto para passar confiança e credibilidade ao cliente.

Investir um tempo para melhorar a descrição dos produtos do seu e-commerce é um trabalho “de formiguinha”, mas só traz vantagens. Além de posicioná-lo melhor nas buscas do Google, você aumenta a conversão e fideliza o cliente. Não perca tempo e mãos à obra!

Deseja saber mais sobre como melhorar o conteúdo do seu site? Então, confira nosso post sobre a importância da produção de conteúdo no e-commerce.