As imagens são essenciais para realizar vendas em um e-commerce. Sem elas, os resultados nas vendas e duração nas visualizações de página tendem a cair, pois as pessoas querem ver e entender melhor o que vão levar para casa. As fotos para e-commerce, em compensação, tornam-se ótimas para aumentar as suas conversões, seja por meio de cliques em e-mail marketing, seja via postagens em redes sociais.

Mas para que os resultados sejam verdadeiramente positivos, é preciso seguir algumas dicas. Descubra como você deve usar as fotos para aumentar as conversões de lojas virtuais!

Produza fotos originais para e-commerce

A internet é extremamente visual. O que torna as fotos para e-commerce muito mais importantes ainda! Mas é conveniente ressaltar que vale ainda mais a pena tirar fotos próprias. Além de a produção ser otimizada, as fotos próprias passam muito mais credibilidade para o consumidor do que fotos retiradas ou trasladadas de outros sites na internet.

Imagens são constantemente aproveitadas para majorar as conversões no e-commerce, visto que chamam muito mais atenção das pessoas, despertam o desejo de compra no consumidor. Logo, quando o comprador vê as fotos de um determinado produto que deseja adquirir ou saber mais a respeito, ele lê a descrição do item, aumentando assim as chances de compra.

Tenha fotos de qualidade

Para bons resultados, o conteúdo visual precisa ter alta qualidade. Tome cuidado com as cores utilizadas, o contraste e a nitidez. Essa atenção garante que todos os detalhes das fotos sejam preservados, melhorando a experiência do usuário ao analisar o produto mostrado.

O local onde os produtos são fotografados é importante: o ideal é um fundo liso. A iluminação precisa ser bem feita, já que um ambiente escuro poderá esconder pormenores, mas um local extremamente iluminado poderá prejudicar as cores.

Para fotos de qualidade, vale a pena o tratamento das imagens por um profissional. Uma boa resolução, atrelada a uma reprodução adequada é o que todo e-commerce necessita para ter mais atenção e alcançar êxito de visualizações e vendas.

Melhore o SEO das imagens

As fotos para e-commerce não são utilizadas apenas para atrair o consumidor e despertar o desejo de compra. Elas também fazem parte das estratégias de SEO do site. Ou seja, são usadas para posicionar o e-commerce nos melhores resultados nas buscas Google.

Confira algumas dicas para melhorar seu SEO nas imagens:

Use fotos para e-commerce autênticas

Para um bom posicionamento, é preciso ter fotos autênticas. Mais um motivo para investir em fotos próprias e originais! O Google evita colocar nas melhores posições as fotos copiadas de outros lugares. Por isso, para que o e-commerce consiga aparecer mais, vale a pena produzir as fotos.

Aproveite o tag alt ou a descrição da imagem

Para o Google, imagens são apenas espaços em branco, já que o buscador só lê e decodifica palavras, números e símbolos. Por isso, a imagem precisa ter uma descrição, indicando o que é aquela figura. Fazendo isso, as chances de melhores posições aumentam.

Aproveite também o tag title ou o tooltip

Para complementar, é preciso que a imagem tenha um título, que é a frase que aparece logo que o usuário coloca o mouse em cima da representação visual. Esse título deverá descrever a imagem em textos bem curtos.

Atribua um nome adequado para a imagem

Nunca utilize nomes genéricos, a fim de salvar a foto antes de publicá-la. Por exemplo, salve a imagem com o nome de “Tênis de corrida preto e vermelho”, em vez de “Produto 1”. Isso também melhora a leitura do Google e o posicionamento da página nas buscas.

Esse post te ajudou a entender melhor a importância das fotos para e-commerce? Então, acompanhe a nossa página no Facebook e descubra muitas outras notícias e boas sugestões como essas!