A prevenção de fraudes no e-commerce é uma questão que está sempre presente nas discussões sobre a gestão das lojas online e sobre os seus meios de pagamento. É um ponto crucial para quem deseja montar e gerenciar um negócio online.

Mesmo com a evolução dos sistemas de prevenção de fraudes nos e-commerces, os riscos não deixaram de ser iminentes. Saiba quais são as fraudes mais comuns no e-commerce e como você pode se prevenir delas.

Auto-roubo

Como funciona?

Nesse tipo de fraude, o próprio dono do cartão de crédito realiza uma compra no seu e-commerce e depois se faz de desentendido junto a operadora do cartão afirmando que não foi ele o responsável pela compra. Esse golpe é aplicado assim que o produto é enviado, pois, dessa forma, ele pode receber o produto e o estorno do cartão de crédito.

Como se prevenir?

Todos os processos da sua loja devem ser documentados — inclusive, a informação e a confirmação de dados. Os documentos referentes à entrega do produto também devem ser guardados, pois eles são a prova do envio e da entrega.

Que medidas tomar?

Caso sofra esse golpe, entre em contato com a administradora do cartão de crédito e apresente todos os documentos referentes à compra.

Password cracking

Como funciona?

Um criminoso virtual tem acesso ao login e a senha de um ou mais consumidores do seu e-commerce e muda o endereço de entrega das mercadorias.

Como se prevenir?

Todos os processos que envolvem a alteração de dados dos consumidores devem ser informados e confirmados com eles. Assim que forem realizadas, mesmo que pelos próprios consumidores, programe o envio automático de um e-mail informando a mudança.

Que medidas tomar?

Para que isso não aconteça, previna-se com certificados digitais de segurança e mecanismos que blindem o seu site contra ataques. A automação dos e-mails de compra, de mudança de dados e de toda e qualquer alteração que deve ser levada em conta é fundamental para evitar essa fraude.

Uso do cartão alheio

Como funciona?

Um estelionatário ou mesmo ladrão usa os dados pessoais e o cartão de crédito de uma pessoa para realizar compras.

Como se prevenir?

A divergência entre os dados cadastrais e os dados do cartão de pagamento deve ser tratada com seriedade, principalmente nas primeiras compras. A operadora do cartão de crédito pode ser acionada para consultar o titular.

Que medidas tomar?

O cruzamento de dados deve ser feito para evitar que situações como essa aconteçam. É muito estranho que um consumidor do Acre esteja usando um cartão de crédito cujos dados são do Distrito Federal, por exemplo. Esse tipo de divergência deve ser visto com cautela, para que possíveis fraudes sejam identificadas.

Fraude “amiga”

Como funciona?

A fraude “amiga” acontece quando algum parente do titular da conta e do cartão de crédito faz uma compra em seu nome, porém sem a sua devida autorização.

Como se prevenir?

Mais uma vez, a automação dos pedidos e das confirmações em relação às compras deve ser feita para que o responsável pela conta no seu e-commerce saiba sobre toda e qualquer movimentação feita nela.

Que medidas tomar?

As compras que fujam do padrão de compra do consumidor podem ser confirmadas com ele e avisadas com antecedência, antes que a nota fiscal seja gerada e o produto despachado. Ao tratar todos os processos com clareza junto ao seu cliente, você estabelece uma relação de confiança entre ambas as partes.

E você? Já sofreu tentativas de fraude no seu e-commerce? Deixe o seu comentário no post e nos conte o que aconteceu.