Muitas novas empresas estão apostando no e-commerce para venderem seus produtos e serviços. Isso ocorre devido a uma série de fatores, sendo que o principal é o aumento das vendas nessa modalidade de comércio.

Segundo dados da Webshoppers, o total faturado pelo comércio eletrônico no país aumentou 15,3% em 2015 se comparado ao ano imediatamente anterior, totalizando R$ 41,3 bilhões. Considerando esse contexto, fica claro que esta é uma estratégia acertada, que tende a trazer mais resultados conforme a empresa faz investimentos e utiliza ferramentas do Marketing Digital para alavancar as vendas.

Marketing Digital para e-commerce

A tecnologia trouxe à tona redes sociais, blogs, sites etc., que modificaram os comportamentos de consumo. Este ambiente está sendo profundamente explorado não só pelos consumidores, mas também pelas empresas, que adotam estratégias para se diferenciarem da concorrência e ganharem competitividade.

Nesse cenário, o Marketing Digital aparece como uma ferramenta adequada para agregar valor ao seu negócio, especialmente se ele for um e-commerce. Isso pode ser feito tanto pelo aumento da fidelização de clientes quanto pela elevação do total de vendas.

No entanto, chega um momento em que parece que o e-commerce fica estagnado. Nesta hora, é preciso parar e avaliar o negócio, identificando possíveis falhas e erros que podem estar ocorrendo durante o processo.

É dessa forma, identificando erros e utilizando estratégias para agregar valor, que se chega aos 5 segredos para o sucesso do Marketing Digital para e-commerce. Veja quais são eles.

Personalização

A personalização é um dos itens em evidência no e-commerce e tende a ser cada vez mais, considerando que o comportamento do consumidor é cada vez mais exigente. E a personalização passa pelo consumidor.

Entender o consumidor é um dos grandes desafios atuais das organizações. Em negócios que trabalham com e-commerce, não é diferente. Além disso, é bastante comum que a empresa tenha como base determinado público-alvo que não corresponde à realidade. Ou seja, as empresas não sabem quem são seus consumidores, quais são seus comportamentos, desejos, demandas e necessidades — e isso impacta diretamente no sucesso da empresa.

O resultado de não conhecer o consumidor é não se diferenciar da concorrência e não oferecer uma experiência de compra única. Portanto, conhecer o consumidor (por meio de uma pesquisa de mercado, por exemplo) é a melhor maneira de surpreender sempre o cliente em potencial, encantando-o e renovando sua fidelidade perante a marca.

Experiência de compra

Para a experiência de compra, o contexto é fundamental. Atualmente, sabe-se mais sobre o consumidor e seus comportamentos do que em períodos anteriores. Portanto, é obrigatório oferecer a esse cliente o que ele deseja com a comodidade que ele procura.

Por exemplo, se o cliente deseja comprar determinado modelo de sapato, o seu e-commerce deve fornecer a ele esse produto de maneira rápida, fácil e prática. Ou seja, é o que o consumidor quer na hora em que deseja.

Produção de conteúdo

Para contribuir com a decisão do consumidor, uma estratégia de Marketing Digital para e-commerce super importante é fornecer conteúdo relevante. Como tem um papel mais ativo no processo de compras, o consumidor de hoje em dia pesquisa antes de comprar; ou seja, ele precisa ter acesso às informações que busca para decidir pela compra.

Para atrair o consumidor, a empresa pode utilizar códigos de promoção, descontos e e-mail marketing etc. No entanto, o importante é oferecer conteúdo relevante, deixando de ser uma marca vista como apenas um lugar para comprar barato. O objetivo é ser uma marca referência, reconhecida não só pelos produtos que possui, mas também pelo atendimento, pela experiência que oferece, pelo pós-venda, entre outras etapas do processo de compra.

Assim, por exemplo, a empresa pode fazer promoção com um produto específico, como um tablet que acabou de ser lançado no mercado. No entanto, antes de adquirir esse equipamento, o consumidor procura entender melhor sobre ele. Por isso, a sua empresa fica à frente da concorrência se trouxer um texto mostrando as vantagens e desvantagens, os pontos fortes, uma comparação com os concorrentes etc.

Para alcançar esse objetivo, a empresa como um todo precisa estar engajada. Além disso, diversos canais de comunicação podem e devem ser usados para a comunicação e integração com os consumidores.

Teste A/B

Talvez, você nunca tenha ouvido falar no teste A/B. Basicamente, o objetivo do teste A/B é dividir o tráfego de visitantes de um site, sendo que há duas versões para a página de teste: a atual e uma que contém algumas mudanças a fim de medir a taxa de conversão.

Dessa forma, é possível que a empresa teste diversos tipos de conteúdos, posicionamentos de imagens e de links, entre outros elementos da página. Assim, consegue ter um retorno real do mercado, sem depender da resposta sincera do consumidor.

Além disso, é importante ressaltar que, nessa estratégia, as versões são distribuídas de forma randômica, evitando que fatores externos interfiram no resultado final.

Entre os elementos principais que devem ser experimentados com o teste A/B estão o título da página (também chamado de headline), o call-to-action, vídeos e imagens, descrições, tamanho do formulário e os campos que o compõem e indicadores de confiabilidade, como certificados, por exemplo.

O teste A/B pode ser aplicado para qualquer site, mas é especialmente adequado para o e-commerce, porque pode ajudar a aumentar a conversão e, consequentemente, as vendas da loja virtual.

Mensuração dos resultados

Por fim, a mensuração dos resultados é importante em qualquer processo, especialmente no e-commerce. E esses resultados não se restringem ao total de vendas. É preciso verificar outros elementos.

Um deles é a taxa de conversão. Existem diversas formas de mensurar a taxa de conversão, seja por cliques, seja por acessos, vendas etc. Por exemplo, é possível fazer a relação entre quantos visitantes acessam a loja virtual e quantos efetivamente compram algum produto. Também se pode identificar qual produto tem a maior taxa de conversão e se uma estratégia de Marketing Digital específica aumentou a taxa de conversão. O objetivo principal é encontrar erros que possam ser consertados, melhorando o resultado.

Também é possível mensurar a taxa de rejeição, que é a porcentagem de visitantes do e-commerce que o abandonaram sem chegar a ver outra página específica. Com o resultado, identifica-se um possível problema de usabilidade ou de layout, mostrando que é necessário melhorar a loja.

Já o custo de aquisição de clientes permite fazer o cálculo do gasto gerado para cada cliente novo que o e-commerce possui. O resultado é feito pelo investimento dividido pelo total de vendas realizadas.

Quando o valor do custo de aquisição de clientes é alto, chega a hora de rever as estratégias, porque elas não estão sendo eficientes.

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