Que tal ouvir esse conteúdo ao invés de ler? Clique no play acima.

O universo das vendas online sempre foi cercado de mudanças. Sendo assim, muitos negócios estão sujeitos a várias novidades, podendo trazer à tona algumas necessidades, dentre elas, a possibilidade de mudar de plataforma de e-commerce.

Essa mudança pode ocorrer por inúmeros motivos, seja por questões técnicas, de gerenciamento do negócio, experiência do usuário etc.

A plataforma virtual está atrapalhando suas vendas? Está limitando a expansão da sua loja? Sai do ar constantemente? O suporte deixa a desejar? E a segurança dos dados dos seus clientes? Todas essas perguntas são extremamente importantes para manter sua loja na melhor plataforma.

Tendo em vista esse cenário, é preciso que o negócio tome alguns cuidados ao fazer essa migração, pois qualquer passo errado pode prejudicá-lo de forma grave.Por isso, preparamos algumas dicas para que essa transição seja feita com segurança. Confira!

Tenha uma estratégia ao mudar de plataforma de e-commerce

Em primeiro lugar, mudar de plataforma de e-commerce exige que a empresa tenha uma estratégia bem clara para conduzir seus planos futuros.

Por isso, é preciso levar em consideração tudo que envolve o negócio: requisitos técnicos, a operação do e-commerce, relacionamento com o cliente etc.

Tenha uma visão em longo prazo de onde você quer chegar e tome a decisão de trocar de plataforma com o máximo de segurança possível.

Verifique o registro do seu domínio

O primeiro passo técnico a ser feito é verificar o registro do domínio do site. Em alguns casos, o negócio não possui a senha de gestão do domínio. Esse código, por algum motivo, pode se encontrar com alguém que fazia o trabalho de gestão técnica da loja virtual, por exemplo.

Por isso, é importante buscar esse acesso, pois sem ele será impossível a migração para outra plataforma.

Confira a compatibilidade do Certificado de Segurança

Caso o negócio possua um Certificado de Segurança (SSL) instalado no site, será preciso movê-lo para a nova plataforma.

Por isso, é importante verificar a sua compatibilidade com as mudanças desejadas, já que alguns certificados não são compatíveis com certos softwares ou servidores. Além disso, será preciso conhecimento técnico para fazer essa alteração.

Certifique-se da migração de dados

É importante saber como o novo provedor fará a migração dos dados já existentes da sua loja virtual. Lembre-se de que será preciso exportar a sua lista de produtos, clientes, pedidos e outras informações pertinentes.

Alinhe esse ponto de forma correta, para que não haja nenhuma falha nem mal entendidos nesse processo.

Não se esqueça do SEO

Você não vai querer perder toda a sua reputação na busca orgânica da web nesse processo de transição, não é mesmo? Por isso, é importante estudar se será possível manter todo o trabalho de SEO feito na plataforma antiga para a nova.

Verifique principalmente como serão os títulos e a URL da nova plataforma e se é possível instalar redirecionamentos permanentes de URLs.

Realize testes

Quando a migração estiver quase pronta, teste o funcionamento do novo site de diversas maneiras: coloque produtos no carrinho de compras, teste as formas de pagamento, faça um novo cadastro etc.

Teste antes de colocar a nova loja virtual no ar. Afinal, será muito ruim se o seu cliente encontrar um monte de erros na nova versão.

Faça a migração fora do horário comercial

Outro ponto de atenção é o horário em que será feita a migração de plataforma. Atente-se para que não seja feita nos momentos em que há picos de vendas no site.

A sugestão é fazer durante a madrugada, nos horários em que quase não há histórico de pedidos de compra.

Tem mais alguma dica relacionada a mudar de plataforma de e-commerce? Conte para nós aqui nos comentários!

banner-agec2