Atualmente, é crescente o uso de marketing por empresas que desejam expandir seus horizontes de propaganda. Para base, o Brasil foi eleito o quinto país que mais investe em marketing digital do mundo, segundo dados da mídia Brasil 2013.

Tal atividade pode ser resumida em estratégias eficazes de divulgação em ambientes online, como blogs, redes sociais e sites, que são essenciais para quem está em busca de avanços e crescimento. E é nesse contexto que iremos apresentar algumas soluções viáveis para economizar na hora de inserir sua marca nesse ambiente tão promissor e com retorno quase imediato. Acompanhe!

Comece planejando

Para evitar gastos desnecessários, é preciso planejar. Isso vale para todas as áreas de uma empresa e especialmente para o marketing. Você precisa focar onde é importante investir mais dinheiro. Para isso, pode ser uma opção relevante entrar em contato com agências especializadas ou mesmo ter uma equipe ou um funcionário que te ajude nisso. A solução ideal irá depender do tamanho da campanha, mas é sempre necessário o respaldo de quem entende do assunto para que o processo fique mais otimizado e, consequentemente, mais barato.

Invista em conteúdo

Aqui a palavra investimento cria uma conotação diferenciada apenas no que diz respeito ao financeiro. Investir em conteúdo nem sempre significa ter que gastar mais. O importante é que tudo aquilo que for postado, seja relevante para sua “persona”, ou seja para seu cliente em potencial. Se a sua empresa não tem um blog, este é o primeiro passo. Geralmente, as pessoas acreditam que apenas o site seja fundamental, mas criar artigos de qualidade, que respondam perguntas dos seus futuros clientes e apresente sua marca como solução de problemas pode ser o que vai fazer com que sua empresa cresça e ganhe notoriedade.

Esses leitores fiéis é o que chamamos de “leads” e eles são os compradores em potencial, que precisam ser alimentados diariamente, seja com mais informação ou com a atenção necessária. A dica é ter um redator fixo ou mesmo contratar freelancers que saibam usar as técnicas certas para que os seus artigos sejam notados. Mais do que trabalhar no posicionamento do blog, é preciso ter qualidade de conteúdo. Seus clientes precisam enxergar a sua marca como algo que possui autoridade em um determinado assunto e isso será refletido diretamente nas suas vendas.

Portanto, invista em conteúdo de uma forma ampla: contratando bons profissionais e acompanhando de perto os comentários – que devem ser todos respondidos com atenção.

Redes sociais

As redes sociais possuem uma vantagem enorme quando o assunto é marketing digital: elas são gratuitas. Obviamente, existem campanhas que podem ser financiadas para que uma publicação ganhe mais ênfase, mas a maioria dos recursos gratuitos são fáceis de serem explorados e trazem retornos incríveis. Alguns exemplos:

  • Recurso Stories do Instagram: Esse recurso mostra uma atualização da empresa em tempo real, que fica armazenada por 24 horas. A ideia é fazer vídeos ou fotos que mostrem o dia a dia da empresa, traga proximidade com o público.
  • Postagens do facebook: Além das postagens pagas, é fundamental manter a página atualizada e sempre em movimento. Responda seus clientes tanto no Inbox quanto nas postagens. Isso faz com que eles se sintam mais próximos da marca.
  • Automatize processo: O investimento em uma boa propaganda nunca pode ser visto como um gasto e sim como uma forma de fazer com que sua empresa avance e se destaque das demais. Dessa forma, tendo essa idéia em mente, é preciso algumas estratégias para diminuir os custos em outras áreas.

É evidente que todos os setores são importantes, mas a tecnologia está sempre inovando e trazendo novos recursos capazes de otimizar o tempo e os gastos. É o caso, por exemplo, de softwares que fazem a automatização de processos simples, como relatórios e controle de estoque, que irão ajudar a empresa a focar no que precisa.

Além disso, um sistema de gestão financeira permite que você analise todos seus investimentos com marketing digital e saiba quanto de recurso ainda está disponível.

Para isso, uma boa dica é utilizar os que possuem funcionalidades de gerenciamento total, como o GestãoClick, um completo sistema ERP online. A economia neste sentido permitirá que você tenha mais recursos destinados ao marketing que, por sua vez, traz o retorno para que a empresa continue em crescimento.

A redução de custos é um assunto sempre presente no dia a dia das empresas, afinal, para que haja crescimento, é preciso otimizar os processos – como citamos, com o uso de softwares – e aumentar a produtividade, além do retorno das campanhas. É essencial ter em mente que qualquer empresa precisa saber onde o investimento é importante e quando é a hora de reduzir. Portanto, faça um planejamento e explore ao máximo as opções gratuitas.

Texto escrito por: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick.