Quantas pessoas estão adicionando os produtos do seu site no carrinho e saindo sem pagar? A boa notícia é que este é um problema que afeta todas as lojas online, já que 75% dos clientes abandonam seus carrinhos sem concluir a compra

Nas lojas virtuais brasileiras, as taxas de abandono de carrinho são de 63%, de acordo com pesquisa do Ibope E-commerce.

Embora os índices sejam altos, queremos falar de boas notícias. A primeira delas é que dá para reverter uma parcela expressiva desses números com uma estratégia bastante simples, gratuita e que está há um toque dos seus dedos! 

Trata-se do e-mail para carrinhos abandonados, que já provou ser uma excelente forma de converter negócios perdidos, ostentando uma taxa de abertura de aproximadamente 45%.

Por que o e-mail para carrinhos abandonados?

Uma pesquisa realizada pela Pew Research, revelou que 92% dos adultos online utilizam o e-mail. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, ele continua sendo uma ótima estratégia para o crescimento dos negócios. Principalmente porque 72% dos consumidores preferem receber contato de empresas por meio de e-mail. 

Um e-mail para carrinhos abandonados é uma mensagem enviada aos clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não fizeram o check-out. São mensagens que você pode configurar de forma automática, como uma tática para recuperação de vendas.

Os e-mails de lembrete do carrinho são os que oferecem o maior retorno de investimento. Temos mais alguns números de pesquisa realizada pela Moosend para comprovar:

  • 45% de todos os emails de abandono de carrinho são abertos;
  • 21% de todos os emails de abandono de carrinho são clicados;
  • 50% desses cliques recuperam as compras, o que representa reverter 10% da receita que teria sido perdida sem ele.

Parece bom, não é mesmo?

Por que os brasileiros abandonam seus carrinhos?

Você já parou para pensar que muitos visitantes abandonam seus carrinhos sem querer fazê-lo? Algumas razões para a saída podem ser simplesmente porque o site falhou, porque o processo foi complicado demais ou porque o site atingiu o tempo limite.

Entre os brasileiros, a pesquisa do Ibope E-commerce apontou que os principais motivos para os consumidores abandonarem seus carrinhos são:

  • Valor do frete muito alto: 44%;
  • Não estar pronto para finalizar a compra: 41%;
  • Queriam apenas comparar os preços: 27%;
  • Preço dos produtos muito alto: 25%;
  • Postergar a compra para outro momento: 24%.

Esqueça os 27%. Quem está no seu e-commerce só para comparar preços não ia mesmo levar o produto. Para os outros percentuais, no entanto, a salvação pode ser sim um e-mail bem delineado, que tenha, principalmente, um lembrete do que o cliente abandonou e um link direto para o carrinho preservado.

Quais são os ingredientes de um bom e-mail para carrinhos abandonados? 

Uma linha de assunto que chame a atenção, ótimos textos e boas imagens são verdadeiros divisores de água quando o assunto é o envio de e-mails para carrinhos abandonados com alto potencial para conversão.

Sabia que 64% das pessoas decidem se abrirão um email com base na linha de assunto? Por isso, para fazer da sua a mensagem escolhida para leitura, você precisa torná-la compreensível instantaneamente. 

No seu e-mail para carrinhos abandonados inclua: 

  • O nome da sua loja;
  • Nome do cliente (a personalização pode contar pontos para você);
  • Um tom amigável para a mensagem;
  • O nome do produto abandonado no carrinho.

Como a decisão de abrir ou não um e-mail é tomada em poucos segundos, seja simples, direto e sincero. Se o cliente corre o risco de perder os itens que salvou no carrinho, avise-o.

Alguns exemplos para você se inspirar: “Fulano (a), salvamos o seu carrinho”; “Fulano (a), seu carrinho da (nome da loja) está perguntando onde você está”; “O produto tal está aguardando você”.

Nossa orientação é para que você crie frases curtas, de até 41 caracteres, para que toda a chamada caiba na caixa de entrada de seu destinatário. Deixe para pensar neste tópico como última tarefa da sua lista e não economize na abordagem criativa e relevante.

no corpo da mensagem você poderá estabelecer uma personalização mais completa, falando com as preferências ou com o histórico de compras do cliente.

Outro ponto importante é mostrar o produto. Aproveite a mensagem para exibir exatamente o que o cliente deixou no carrinho. Imagens são uma ótima forma de aguçar a memória das pessoas, fazendo-as lembrar porque clicaram no botão “adicionar ao carrinho”. 

Não esqueça: quanto mais relevantes, específicas e quanto mais conversarem com as necessidades dos usuários neste momento, mais a estratégia trará retornos positivos.

Uma chamada para ação clara

A chamada para a ação (CTA) do seu e-mail para carrinhos abandonados é outro item essencial. Seja claro ao orientar a ação que você deseja que seu usuário tome. 

Escolha apenas uma ação, priorize os verbos no imperativo e evite utilizar termos como “pagar” ou “comprar”, pois o cliente pode não estar pronto para tomar essas ações no momento. Um bom exemplo de CTA seria: “Retorne ao seu carrinho” ou “Volte exatamente de onde parou”.

Design

Crie para seus e-mails layouts adequados a sua identidade visual. Uma aparência consistente e coesa reforça sua marca e dá segurança aos clientes.

Agora anote outra estatística importante: 61% de todos os e-mails são abertos e lidos em dispositivos móveis.

Portanto, se a sua mensagem não for responsiva (o que significa que todos os elementos devem se ajustar automaticamente para abertura em outros dispositivos, como o celular, por exemplo), será excluída em poucos segundos.

Menos é mais quando se trata de dispositivos móveis, portanto, seja conciso.

Traga urgência e antecipe objeções

No que você costuma focar mais a atenção: no que pode estar perdendo ou no que pode conseguir com facilidade?

A sensação de ficar de fora ou de não conseguir alguma coisa faz do gatilho da escassez uma estratégia de marketing bastante eficiente. Mas você precisa ser honesto. 

Utilize a escassez para justificar, por exemplo, que o produto pode esgotar rapidamente devido a sua popularidade. Dá até para criar um alerta mostrando quantas pessoas já adicionaram aquele item ao seus carrinhos.

Seu consumidor sempre terá razões para não concluir a compra, é por isso que você pode antecipar as objeções dele, dissipando argumentos que possam prejudicar a compra.

Como fazer isso? Entendendo as preocupações do seu cliente e descobrindo maneiras de resolvê-las diretamente no e-mail do carrinho abandonado.

Avaliações e provas sociais

91% das pessoas lêem comentários online. E, conforme abordamos aqui, uma pesquisa de 2019 da BrightLocal, apontou que 85% dos consumidores confiam nas avaliações online.

É por isso que está mais do que comprovado que a validação social influencia as decisões de compra pela internet. Isso faz da prova social outro importante gatilho mental.

O primeiro passo para o sucesso online é não temer as avaliações e aceitar que mesmo que você tenha o melhor produto ou serviço do mundo, não irá agradar a todos os clientes ao mesmo tempo. 

Aproveite o feedback dos clientes como uma ferramenta valiosa para descobrir o que mais importa para eles e quais são as experiências que sua empresa tem proporcionado, positivas e negativas. Analise suas críticas e inclua as melhores no seu e-mail do carrinho abandonado.

Por fim, não pare de testar. Você não precisa implantar todas essas estratégias juntas e deve saber que algumas delas funcionarão melhor para determinados perfis de clientes do que para outros. 

Se está convencido de que transformar carrinhos abandonados em vendas poderá trazer um bom retorno financeiro para o seu negócio, mas não sabe por onde começar, entre em contato um de nossos consultores!