Quanto tempo você tem dedicado à descrição dos produtos do seu e-commerce? Imagens podem até “valer mais que mil palavras”, mas quando o consumidor está a uma tela de distância do jogo de toalhas e não consegue sentir o quanto elas são macias, o que mais pode ajudar a convencê-lo da compra?

Um bom texto de descrição é aquele que mexe com todos os sentidos do cliente. Quando combinadas de forma eficiente, as palavras dão origem a um texto capaz de fazer o interessado sentir o cheiro do perfume e até imaginar como aquele quadro deixará sua sala mais bonita.

Quer saber quais são os elementos essenciais para você ter um bom texto para descrição dos seus produtos? É só seguir com a leitura.

Chame a atenção já na primeira frase

É a primeira frase que vai garantir que o consumidor continue lendo a descrição.

Qual é a característica mais marcante do seu produto? Faça com que esse diferencial salte aos olhos do cliente de imediato. 

Seu próximo desafio é fazer o consumidor imaginar as vantagens de ter a solução que o seu produto entrega.

Outra estratégia interessante é utilizar os comentários dos próprios consumidores para ilustrar os benefícios das suas mercadorias. 

Se alguém questionou a originalidade do material do abajur que você fabrica e essa é uma dúvida recorrente, você pode começar a sua descrição dizendo “Preocupado com a originalidade do nosso abajur? Por ser de fabricação própria, além de original, nosso produto também utiliza materiais sustentáveis”.

Incluir esses itens na descrição não é sinônimo de escrever um longo texto. Seu objetivo não é cansar o leitor. 

O ideal é escrever frases claras, diretas e apresentá-las em tópicos.

Faça perguntas

Para iniciar este trajeto de forma criativa, utilize uma pergunta ou provoque alguma sensação. 

Seguindo o exemplo da toalha, você poderia iniciar seu texto da seguinte forma: “Tem sensação melhor do que tomar um banho relaxante depois de um dia cansativo? Se você experimentar a nossa linha exclusiva de toalhas, comprovará que sim”.

 

Utilize a linguagem dos seus clientes

Você comercializa produtos de moda streetwear? Neste caso, sua linguagem também precisará expressar a ousadia e autenticidade do estilo. 

Para atrair a atenção dos jovens que procuram looks originais, é normal (e necessário) que o texto da sua descrição apresente, por exemplo, gírias utilizadas por esse público.

Assim será com qualquer outro público para o qual seu produto seja direcionado. E é por isso que é tão importante você conhecer a sua persona, suas preferências, angústias e, entre tantos outros fatores, acrescentamos algo que vale muito para a descrição: a forma como essa persona se comunica.

Foco na descrição técnica

Quantidade, tamanho, peso, marca, composição do produto, prazo de garantia, cores disponíveis, instruções de uso. Não poupe linhas na hora da descrição técnica. 

Lembre-se sempre de que o consumidor viu apenas algumas fotos, por isso, quanto mais específicas forem as informações, maiores serão as chances de ele adicionar o produto ao carrinho.

Outra importante aliada da descrição técnica é a verdade. Aliás, a verdade deve permear toda a sua descrição. Não adianta anunciar que o perfume tem uma fragrância marcante se em poucas horas o cheiro desaparece.

Utilize a descrição para se destacar nas pesquisas

De que forma seu e-commerce se destaca nos mecanismos de pesquisa? É justamente pelo texto da descrição! 

Por isso nunca copie e cole descrições do site do fornecedor ou fabricante. Duplicação de conteúdo nunca vai ajudar a sua descrição a se posicionar melhor.

Um texto original e criativo, além de trabalhar a seu favor para a construção da credibilidade do seu e-commerce, também auxilia na sua estratégia de SEO.

Aplicando técnicas de SEO, suas descrições serão capazes de atingir palavras-chave mais buscadas, direcionando mais tráfego para a sua loja.

Agora que você já entendeu o quanto é importante se dedicar à descrição dos produtos para aumentar o tráfego orgânico do seu site e as taxas de conversão, não pare por aqui. 

Confira no Blog da Astrus Web o texto 4 FORMAS PODEROSAS DE CRIAR LISTAS DE PALAVRAS-CHAVE PARA ANUNCIAR NO GOOGLE ADS para saber como definir as palavras-chave das suas descrições, atrair mais clientes, efetuar mais vendas e aumentar o seu faturamento.