A competição online entre e-commerces está cada vez mais acirrada, não é verdade?

Com o aumento das lojas online, os sites precisaram aprimorar suas tecnologias e vantagens, como segurança e usabilidade, para manter o consumidor por perto.

Porém, nos dias de hoje, isso é apenas um requisito básico. No final das contas, o que importa para o consumidor continuar voltando ao seu e-commerce é ter uma boa estratégia de marketing alinhada com um preço competitivo.

Mesmo que você não tenha os valores mais baixos do mercado, pensar em campanhas promocionais é essencial para aumentar as suas vendas e manter os consumidores fiéis ao seu e-commerce.

Nós separamos 4 dicas de promoções para e-commerce eficazes para começar a praticar durante o ano. Confira a seguir! 

 

Ofereça Frete Grátis

Não é segredo que todos consumidores adoram frete grátis. Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pelo CNDL, o frete grátis é o segundo maior influenciador de compra, atrás apenas do preço baixo.

Para novos e-commerces essa uma é uma excelente opção para se destacar –– a mesma pesquisa relatou que 51% dos entrevistados admitiram comprar em sites desconhecidos para aproveitar as promoções.

Portanto, planeje-se para promover campanhas de frete grátis durante datas especiais ou durante um final de semana para encantar seus clientes e diminuir as taxas de abandono do carrinho.

 

Como tornar a opção Frete Grátis em algo lucrativo?

 

Descontos percentuais

Uma opção menos ousada e que também pode gerar bons frutos para o seu e-commerce são os descontos percentuais. 

Esse tipo de promoções para e-commerce já são mais facilmente utilizados, porém, não deixam de ter um potencial efeito na decisão de compra do consumidor.

Promova descontos de 10%, 15%, 20%, o que seja; mas não deixe de dar destaque para essa informação e mostrar o preço original do produto antes do desconto, pois assim o cérebro do consumidor fica mais propenso a realizar a compra, mesmo que de forma inconsciente.

Um ponto importante aqui: não tente subir o preço do produto para destacar um valor de desconto maior. Os consumidores de hoje são pesquisadores natos que acompanham o preço dos produtos desejados, portanto, usar este recurso da forma errada pode acabar prejudicando sua credibilidade e gerar um efeito negativo nas suas vendas.

 

Ofereça brindes ou produtos

Todos consumidores adoram ganhar coisas de graça. E isso você pode aproveitar na sua tática de promoções para e-commerce para alavancar suas vendas.

Não é uma estratégia adequada para todos os momentos, mas pode ser usada em datas especiais, como “dia do cliente” ou no aniversário da sua loja, por exemplo.

Para que essa tática funcione é preciso planejar com antecedência e avaliar como não sair no prejuízo e ser lucrativo. Por exemplo, na compra de um produto com alta margem de lucro ou dependendo do volume de compras você pode oferecer um brinde especial ou um produto grátis que esteja “encalhado” no seu estoque.

 

Tendências para as Vendas no E-commerce em 2019

 

Descontos quantitativos

Outro tipo de promoção que dá ótimos resultados para um e-commerce é o desconto quantitativo, que nada mais é do que oferecer um desconto ao consumidor conforme um determinado valor gasto em produtos. 

Essa é uma excelente maneira de aumentar as sua vendas e o ticket médio da sua loja; porém, para que ela seja uma ação lucrativa e não gere apenas volume de compra, é preciso ter cuidado com o percentual de descontos impostos.

Para definir a quantidade ideal de produtos que o consumidor deve comprar para ter direito ao desconto você pode calcular sua margem de lucro para cada situação de compra, até determinar qual a opção mais viável para oferecer o desconto e continuar gerando um retorno satisfatório para o seu negócio.

 

Então, preparado para utilizar as promoções no seu e-commerce?

Não deixe ver também o nosso texto sobre Cupons de Desconto, outra ótima estratégia para alavancar as suas vendas e aumentar os resultados.