O comércio eletrônico cresce cada vez mais. Por um lado você pode conquistar mais clientes, mas por outro a concorrência também aumenta.

É por isso que você deve sempre estar em busca de aprimorar o seu e-commerce e dar atenção aos grandes e pequenos detalhes.

E é sobre um desses pequenos detalhes que vamos falar neste texto: a política de trocas e devoluções do seu e-commerce. Uma questão que precisa ser devidamente pensada antes de exibi-la aos consumidores.

Confira algumas de nossas dicas para você criar uma política de trocas e devoluções correta e que pode proporcionar o aumento de seus clientes.

 

Seja transparente

Deixar claro sua política de trocas e devoluções é essencial para o seu e-commerce ganhar confiança e, consequentemente, realizar mais vendas.

Como já falamos antes, o comércio eletrônico vem em crescimento, e boa parte desses novos consumidores ainda tem seus receios quanto às compras online.

Uma política de trocas e devoluções definida é um dos caminhos para tirar o medo desses consumidores e deixar claro que a sua loja irá ampará-los caso ocorram problemas com o pedido.

 

Respeite a legislação

É importante ter conhecimento sobre as leis que vigoram sobre o comércio eletrônico em relação ao consumidor. No assunto trocas e devoluções, o mais importante é estar ligado na lei de direito a primeira troca e devolução estabelecida pelo código de defesa do consumidor e regulamentada pelo decreto 7.962/2013 no artigo 5º.

Esta lei decreta que qualquer compra pode ser cancelada em até 7 dias corridos após o recebimento do produto, sem que ele tenha que arcar com nenhuma despesa.

É essencial que você respeite essa lei –– você tem muito mais a ganhar com ela do que ser prejudicado, como muitos pensam.

 

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Tenha um bom relacionamento pós-venda

Quando o cliente solicita a troca de um produto, você tem um excelente momento para estreitar suas relações com ele e aprender mais, para sempre fazer melhor.

Proporcione um atendimento exemplar, onde o cliente se sinta realmente atendido pelo seu negócio. Certamente esse cuidado e atenção renderão pontos para uma próxima compra no seu e-commerce.

Aproveite o momento para também entender os motivos que levaram o consumidor a solicitar a troca –– provavelmente seja uma troca regular (não serviu, não gostou do produto etc), mas eventualmente essa troca pode ter um motivo mais importante por trás, algo que você pode aprimorar no seu negócio a fim de evitar problemas futuros.

 

Organize seu processo logístico

Durante a comunicação para devolução do produto, é importante informar ao cliente como ele deve proceder com o retorno do produto ao seu depósito. Para isso é necessário que você tenha definido um claro processo de logística reversa.

A grande maioria acaba utilizando o serviço oferecido pelos correios, que oferece diversas modalidades de logística reversa. Caso você trabalhe com transportadoras, é importante conhecer as opções que eles oferecem nessas situações antes que você acabe prejudicando seu cliente e suas vendas.

 

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Seguindo as dicas acima você dificilmente terá novos problemas com as trocas e devoluções de seus produtos.

Contudo, é preciso dar atenção às trocas de produtos caso elas se tornem muito frequentes. É importante que você disponibilize imagens de qualidade, conquiste mais avaliações de clientes e capriche nas descrições de seus produtos. Dessa forma, o consumidor terá mais informações para não errar na escolha dos produtos e de quebra, você acaba aprimorando o SEO do E-commerce.